January 09, 2019
PÓS CIRURGIA PÉLVICA
Normalmente após cirurgias pélvicas as instruções de repouso variam de acordo com cada cirurgião e tipo de cirurgia, mas de um modo geral é recomendado repouso com possibilidade de leve caminhada pelo quarto ou por um corredor devido ao estado de inflamação da região. Durante aproximadamente seis semanas deve ser evitado carregar peso (sacolas de mercado, crianças, etc) ou praticar esportes intensos, porém é importante se manter ativo para que haja boa circulação sanguínea no corpo todo e mobilidade das articulações do quadril e da lombar para prevenir processos inadequados de cicatrização.
Fisioterapia especializada é fundamental no pré e pós-operatório para evitar complicações.
December 19, 2018
ALIMENTOS CICATRIZANTES
Os alimentos cicatrizantes, como laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Para melhorar a cicatrização, também é importante manter o corpo bem hidratado, pois assim a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor. Uma boa solução podem ser os alimentos ricos em água como laranja, melancia, pepino, sopas em geral e a própria água.
November 21, 2018
MASSAGEM NA CICATRIZ
Cicatriz é algo que ninguém gosta de ter, porém, dependendo do procedimento cirúrgico, é difícil evitar. Além da questão visual, ela é responsável por desconfortos e dores no corpo.
Abordagens de tratamento com terapia manual, devolvem o metabolismo normal e favorecem a reorganização dos tecidos.
É importante entender que uma cicatrização gera fibroses e, quando não tratadas, podem gerar encurtamento de músculos e mau funcionamento de vísceras, ocasionando um desequilíbrio corporal e consequentemente fortes dores.
A massagem favorece o remodelamento e a reorganização tecidual, devolve o metabolismo normal e a mobilidade e, ainda, favorece liberação miofacial superficial dos tecidos.
November 08, 2018
QUAL SUA POSTURA
A postura do corpo não é importante apenas para a aparência física, mas também desempenha um papel muito importante na saúde, já que vícios posturais podem evoluir para transtornos físicos graves que, por não receberem a nossa atenção, podem afetar nossa qualidade de vida.
Todos os dias, nosso corpo precisa adotar posições diferentes para cada movimento e atividade, por isso é preciso aprender a melhorar a postura para não sofrer lesões, doenças ou contraturas.
October 24, 2018
BRUXISMO
O bruxismo é classificado como um distúrbio que pode ocorrer principalmente na fase de passagem de um nível de sono profundo a um sono leve.
Pode ser excêntrico (ranger os dentes) e o cêntrico (apertar os dentes).
É uma atividade na qual a frequência, duração, e intensidade são influenciados por diversos fatores como momentos estressantes, abuso do álcool, algumas doenças psiquiátricas ou neurológicas.
É importante sabermos que os músculos da mastigação ficam muito comprometidos e tensos podendo gerar dores no rosto, mandibula, pescoço impedindo que haja boa mobilidade articular. Isso pode gerar alterações posturais importantes que causam dores cervicais e escapulares, dores de cabeça além da própria deficiência da mastigação!
Uma boa avaliação e tratamento podem ajudar a tratar o bruxismo!!
October 17, 2018
REABILITAÇÃO VESTIBULAR
Um dos tratamentos recomendados para alguns casos de labirintite é a reabilitação vestibular.
Trata-se de um treinamento feito com exercícios específicos que visa devolver o equilíbrio ao labirinto.
São feitos exercício para coordenar movimentos de cabeça e olhos;
Estimular o sintoma da tontura para desta forma desensibilizar o sistema vestibular;
Melhorar as habilidades para manter o equilíbrio;
Melhorar resistência muscular;
Melhorar a postura;
Com uma série de exercícios específicos para o labirinto é possível aliviar e até mesmo eliminar os sintomas e crises da labirintite, além de te proporcionar uma melhor qualidade de vida!!! Procure um profissional com esse conhecimento para te ajudar!!!
October 10, 2018
LABIRINTITE
O labirinto é uma estrutura localizada no ouvido interno que responde pela noção de posicionamento do corpo. Quem sofre com a labirintite tem a sensação de que o mundo pode girar a qualquer momento – especialmente após movimentos bruscos.
Antes de tudo, é bom saber que o exercício ajuda a contornar a condição que altera o funcionamento do labirinto.
Para os sedentários, o ideal é começar aos poucos, com atividades leves que não exijam mudanças bruscas de posição. Vale uma caminhada na rua – não na esteira, que pode desafiar demais o equilíbrio – ou a bicicleta da academia, por exemplo.
October 03, 2018
MASSAGEM NOS PÉS
Você sabia que uma simples massagem nos pés tem pode cuidar da sua saúde?
A massagem tem um poder tão grande sobre o nosso organismo que é até considerada como uma das maiores ferramentas da medicina!
Melhor ainda é que você pode fazer na sua casa!!! É seguro e pode vir com uma série de benefícios para a saúde, como:
Melhora a circulação sanguínea
Ameniza o estresse e relaxa
Alivia dores
Combate a depressão
Diminui os sintomas da e menopausa
Artrite
Hipertensão
Enxaqueca
Um bom profissional pode te orientar a fazer as massagens corretamente.
September 26, 2018
JOANETE
O joanete é uma saliência óssea que se forma na base do seu dedão do pé, que fica desviado apontando para o segundo dedo, forçando a articulação ficar maior e projetada para fora. A pele sobre o joanete pode ficar avermelhada, dolorida e sensível.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé de forma a contribuir para a deformidade. As causas também podem ser genéticas, posturais e mecânicas (quando o pé não faz movimentos adequados devido a desequilibrios musculares).
Pessoas que tem problemas de saúde, como artrite reumatoide ou gota, são mais propensas ao seu desenvolvimento.
Usar talas ou afastadores de dedos que tentam reposicionar os ossos comprometidos podem aliviar os sintomas. Em casos muito avançados a cirurgia pode ser indicada.
A fisioterapia e a osteopatia podem ser de grande ajuda nessa fase de recuperação com objetivo de equilibrar as forças que chegam até os pés, diminuindo os sintomas.
September 19, 2018
TIPOS DE PISADA
Os tipos de pisada se referem ao movimento que o pé faz quando uma pessoa dá um passo. Esses movimentos são fisiológicos de qualquer ser humano e acontecem de forma natural, para que seja possível amortecer o peso e o impacto do nosso corpo em nossas atividades.
Quando uma pessoa anda, corre ou salta essa articulação normalmente se movimenta, para amortecer o impacto sobre as articulações do pé, tornozelo e joelho.
Excesso de movimento inadequado, desequilíbrio muscular ou desequilíbrio articular por exemplo, pode causar problemas, gerando dores e lesões nos pés tornozelos e joelhos. Esses desequilíbrios podem ser posturais ou de movimento e é possível avaliar e corrigir através de manipulações da articulação, exercícios e uso de palmilhas quando necessário!
September 12, 2018
MÚSCULOS DOS OLHOS
Os músculos dos olhos formam uma das mais complexas e delicadas estruturas do corpo humano. Os movimentos dos olhos são regidos por 6 músculos que se situam ao redor do globo ocular. Sua contração, que pode ser controlada voluntariamente, permite ao olho rodar em qualquer direção e aumentar, assim o campo visual em torno de 180 graus.
Quando esses músculos não exercem uma boa função, o nosso pescoço acaba sendo o responsável por fazer os movimentos em diversas direções com o objetivo de manter ou aumentar o campo visual. Isso se torna um problema pois os músculos da região cervical ficam tensos e sobrecarregados, causando muitas dores na região e alterações posturais!! É possível avaliar os movimentos dos músculos oculares, corrigir através de exercícios específicos para os olhos e assim melhorar muito os problemas cervicais e posturais!!!
September 05, 2018
POSTURA E DISCOS
Os discos intervertebrais são estruturas com função de estabilização (seguram a coluna no lugar) e de amortecimento (absorvem e distribuem as cargas na coluna). A nossa POSTURA pode influenciar a forma com que os discos se adaptam e o quanto de pressão é exercida sobre eles. Quando estamos sentados,a pressão sobre os discos aumenta em torno de 40% a 50% e quando sentamos com o tronco inclinado para frente, essa pressão praticamente dobra!!!! É importante que nossos captores posturais estejam calibrados para receber as informações internas e externas, que os músculos posturais estejam fortes e estabilizados e que você tenha a consciência de não ficar o dia inteiro na mesma posição e principalmente em posições que aumentam a pressão discal pois isso com o tempo pode gerar lesões como hérnias discais e artrose!!! Faça uma boa avaliação postural e busque profissionais de qualidade para melhor orientação!!!!
August 29, 2018
PREVENÇÃO
Prevenir...Antecipação de modo a EVITAR algum dano! Desde que nascemos nosso corpo está apto a se acomodar, adaptar ou transformar de acordo com os estímulos que recebe. Existem vários receptores que captam um sinal que pode ser do ambiente, do tato, da alimentação, da emoção...que fazem com que haja uma RESPOSTA física. É importante que os sistemas estejam em constante transformação, pois se há fixação ou adaptação das respostas físicas, danos podem acontecer!! Quando falo em TRATAMENTO, não só falo de ajudar o corpo a recuperar algum desequilibrio já estabelecido, falo também em ANTECIPAR um estímulo que ajude no equilibrio do corpo antes que haja uma perda de função e possível doença!!! A fisioterapia e a osteopatia são caminhos que podem te ajudar na prevenção e equilibrio do seu corpo. Procure um profissional de confiança para te ajudar!
August 22, 2018
PALMA DA MÃO
A dor na mão pode acontecer devido a doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus, ou devido a movimentos repetitivos, como no caso da tendinite e da tenossinovite. Apesar de poder indicar doenças graves, a dor nas mãos pode ser tratada através de fisioterapia e terapia manual.
Essa dor normalmente é acompanhada de dificuldade de realizar movimentos simples, como segurar um copo ou escrever, por exemplo. É importante procurar ajuda profissional quando a dor é persistente ou a mão dói mesmo em repouso.
Ao ser identificada a causa, o tratamento pode ser realizado com especificidade.
August 15, 2018
DOR NO PUNHO
Causas diversas podem levar à dor no punho. Executar movimentos repetitivos tal como digitar no teclado do computador, usar um mouse, jogar esportes que demandem o uso das mãos, como tênis e handebol, por exemplo, costurar, pintar, escrever ou até mesmo por trauma direto
Pode ocorrer uma alteração dos nervos, dos músculos ou dos ossos.... Fato é que existe um desequilíbrio das estruturas do antebraço e punho que podem ser melhorados.
Independentemente da causa, é importante que os nervos, musculos e articulações estejam trabalhando em harmonia. Por isso é importante deixar os músculos relaxados e fortes e as articulações movimentando sem restrições.... Se você faz uma atividade constante que use o punho é importante alternar com momentos de descanso ou com outro tipo de movimento....dessa forma a região não fica sobrecarregada
August 08, 2018
TPM
A TPM, ou Tensão Pré Menstrual, se caracteriza pelo conjunto de sintomas e modificações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Normalmente as mulheres sentem irritabilidade, enxaquecas, inchaço, fadiga... além da vontade loucaaa por doces!!
Nesse período acontece uma mudança hormonal entre estrógeno e progesterona....O estrógeno é um hormônio que dentre as suas funções é responsável pelo bem estar....no período pré menstrual ele começa a diminuir para que a progesterona faça a sua função de preparar o útero para receber o óvulo. Essa alteração hormonal, quando ocorre de forma desequilibrada, pode gerar todos os sintomas que nós mulheres conhecemos....
Sabemos que a alimentação adequada e o exercício físico são fatores que ajudam muito a equilibrar a função hormonal do corpo.
Técnicas de terapia manual podem também ajudar nesse equilíbrio hormonal, além de ajudar a prevenir ou diminuir, enxaquecas, inchaços e cólicas por exemplo. Procure um bom profissional para te ajudar com esse assunto.
August 01, 2018
FÍGADO
O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para o processo digestivo, pois tem a função de transformar e armazenar nutrientes que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele.
Nosso corpo funciona à base de reações químicas....se os produtos utilizados nessas reações não forem adequados... então todas as reações químicas do nosso corpo serão alteradas
Quando o fígado encontra-se com alterações importantes por alguma doença é comum o surgimento de sintomas como cor amarela na pele e nos olhos, urina escura, fezes claras, aumento do fígado, provocando inchaço. Pode haver dor no abdômen, especialmente no lado direito após refeições.
Também é comum haver dores de cabeça e enxaquecas pelo mal processamento desses alimentos.
Procure um profissional de confiança para te orientar sobre essas alterações.
July 25, 2018
CONEXÕES
Nossos órgãos ou vísceras são acomodadas na nossa caixa torácica e no abdômen principalmente... Como é que quando nos movimentamos nada sai do lugar?? Pois é.... Cada víscera tem uma conexão com outra víscera que não deixa que elas saiam do seu lugar de forma exagerada...essas conexões se conectam também aos nossos ossos e músculos como se fosse uma âncora de sustentação....logo se uma víscera está sem se movimentar bem, ou com algum problema....quando você se movimentar essa víscera pode repuxar um músculo ou bloquear o movimento de um osso...o que acontece então?? Adaptações ósseas e musculares por causa da falta da mobilidade de uma víscera podendo te causar dor...Para resolver isso é necessário então devolver movimento para os órgãos e assim o corpo pode ter liberdade para se movimentar adequadamente....A Osteopatia pode te ajudar com essas questões...procure um profissional de confiança....
July 18, 2018
POSTURA PARA DORMIR
Fala a verdade....É muito difícil manter uma boa postura para enquanto você está dormindo.
Embora haja a melhor postura para dormir (de lado, pernas flexionadas, travesseiro na altura dos ombros), cada um tem a posição que mais gosta nessa hora.
O ideal é ter uma postura que relaxe e que não promova dores ao acordar.
Por isso, quando acordar, se alongue e mexa o seu corpo com exercícios que já mostrei em vídeos.
Além de se preparar para as atividades seguintes, isso pode ajudar a eliminar a tensão dessas posturas inadequadas e trazer bem estar para o dia que se inicia.
Procure um especialista que possa te ajudar com exercícios diários.
July 11, 2018
MOVIMENTAR PESCOÇO E OMBROS
Vamos aprender como movimentar os músculos do pescoço e ombros....olhar para baixo e para cima......rodar a cabeça para um lado e para o outro......aproximar a sua orelha para perto dos ombros.....subir e descer os ombros....fazer movimentos circulares com os ombros para trás e para frente....fazer movimentos circulares com os braços para trás e para frente. Você pode contar 10 vezes cada movimento e fazer todos os dias...
July 04, 2018
ARTROSE
Ai as Artrosesss.....Na pontinha dos nossos ossos existe uma camada de proteção como se fosse uma borrachinha....é a cartilagem....se existe muita sobrecarga sobre ela, precisará de mais espaço para deixar o osso se movimentar então ela começa a se desgastar para aumentar esse espaço e o osso se movimentar melhor...o problemas é que esse desgaste é resultado de desequilíbrios no corpo sejam eles musculares, posturais, viscerais, traumáticos....e causa dores...porém as dores são pelos desequilíbrios e não pelo desgaste propriamente dito...por isso é importante prevenir esse desgaste e se ele já existe o ideal é reequilibrar esse corpo...
June 13, 2018
DOR NAS PERNAS
A dor nas pernas pode ter diversas causas, como má circulação, dor ciática, varizes, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma.
Normalmente a dor em repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou falta de circulação. Já a dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão dos nervos, por exemplo.
Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Nestes casos outros sintomas devem estar presentes como dor nas articulações e rigidez nos primeiros 15 minutos da manhã.
Outras causas menos comuns lúpus, gota ou doença de Paget. Quando a dor nas pernas está mais relacionada ao cansaço e falta de energia o médico pode suspeitar de fibromialgia, síndrome da fadiga crônica ou dor miofacial, por exemplo.
June 06, 2018
TÚNEL DO CARPO
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição clínica que provoca dor, dormência, formigamento e outros sintomas na mão, dedos, pulso e antebraço. Estas alterações neurológicas decorrem da compressão de um nervo no punho.
Formado por ossos e ligamentos, o túnel do carpo é uma passagem estreita localizada no punho (na mesma face da palma da mão). Este túnel protege um nervo importante para a mão e os nove tendões que dobram os dedos.
A compressão do nervo produz entorpecimento, formigamento e, eventualmente, fraqueza e dor na mão. Felizmente, para a maioria das pessoas que desenvolvem a síndrome do túnel do carpo, o tratamento adequado normalmente pode aliviar o formigamento e dormência e restaurar a função da mão completamente.
May 30, 2018
TENDINITE
Neurites, Tendinites, bursites, tantos nomes...no fim das contas isso tudo é uma forma de dizer onde está uma inflamação....no nervo...neurite...no tendão – que amarram nossos músculos em uma articulação...tendinite...nas bursas que são pequenas bolsinhas que protegem o espaço entre ossos e músculos...as bursites....Essas inflamações acontecem por desequilíbrios no corpo...partes q não funcionam também e fazem outra parte funcionar mais e aí ocorre a inflamação.....por isso devemos saber cuidar de cada pedacinho do nosso corpo para poder prevenir as inflamações, desgastes e dores.
May 23, 2018
NERVO CIÁTICO
aiiii aquele ciático.....o que é isso afinal? Ciático é um nervo que sai da sua coluna, vai se dividindo até chegar no seu pé e comanda toda a parte de trás da sua perna.....ele pode inflamar por exemplo por estar comprimido, por ter algum estiramento ou por alguma inflamação química....fato é que dói....vamos aprender um exercício para movimentar um pouco esse nervo e ele desinflamar e melhorar a sua condução elétrica...deitado, com um travesseiro na cabeça, puxe uma das pernas e depois estique e dobre o seu joelho....faça depois com a outra perna.... você não pode sentir dor ou fisgadas, é só uma movimentação dos nervos, você pode fazer 3x contando até 10 em cada perna.
May 16, 2018
CÉREBRO, MEDULA E NERVOS
Você já se perguntou para que serve a sua cabeça? Não é bem para enfeitar o pescoço que ela esta ai. O cérebro, o órgão mais importante de sistema nervoso que controla o corpo todo está dentro dela.
Ele é responsável pelas ações voluntarias do nosso corpo e é formado por diferentes estruturas, com diversas funções. Depois do cérebro vem a medula espinhal.. que é o caminho por onde acontece uma serie de reações elétricas até que seus nervos sejam formados como fios elétricos e levam essa corrente elétrica para todo o corpo gerando as funções necessárias para os ossos, músculos, órgãos, glândulas hormonais, etc..
Sabendo disso você deve cuidar desse sistema nervoso com muito cuidado.. dormir bem, ter uma alimentação adequada, praticar atividade física regularmente são essenciais para que seu corpo funcione em equilíbrio e harmonia.
May 09, 2018
MÚSCULOS
Temos aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.
Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e responde la.
Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos:
Liso (músculos dos nossos órgãos internos), cardíaco (músculos do coração que bombeiam sangue para o corpo), esquelético (músculos conectados aos nossos ossos com função de nos movimentar), cada um com sua função específica e por isso a forma de estimulo é diferente. Então pra cada tipo de exercício que fizer, você estará exercitando um tipo de músculo. Por isso é importante ter bons profissionais a sua volta.
Viu como é importante conhecer e cuidar do nosso corpo?
May 02, 2018
ENTENDER O CORPO
Nervos. músculos, tendões, bursas, ligamentos, Ossos, vasos sanguíneos e linfáticos, órgãos....quantas partes o nosso corpo tem...como cada parte funciona?....como tudo isso junto se integra? ...O que fazer para tudo ficar da melhor forma?....Nosso corpo é simplesmente PERFEITO nas suas funções....cada parte com o seu detalhe específico...podemos compara com uma construção de uma casa!!! Tem rede elétrica, encanamento, vigas de sustentação, portas e janelas.....e se houver qualquer parte fora do seu devido lugar ou fora da função ideal, haverá problemas...com o corpo não é diferente....e por isso é preciso conhecê-lo e saber como fazer as manutenções. Na nossa casa sabemos onde é a caixa geral de rede elétrica....e no seu corpo?? Você sabe onde inicia os estímulos elétricos? Sabemos como é o encanamento da casa....mas e os seus vasos sanguíneos e linfáticos? Você sabe onde estão, para que servem e recomendações de como não deixar eles entupirem?? E as vigas de sustentação? Onde estão no nosso corpo?? Como não deixar elas desabarem? Vou começar a te ensinar como tudo isso funciona e dicas de como fazer manutenções nessa casa tão especial que é o nosso corpo e você poderá ter muito mais qualidade de saúde!!!!
April 25, 2018
EXERCÍCIOS?? POR QUÊ?
Fomos criados para funcionarmos em um perfeito equilíbrio estático e dinâmico. Cada parte do nosso corpo tem um comando tão específico que enquanto mexemos nossos ombros por exemplo, a coluna está sendo estabilizada por certos músculos, quando mexemos a coluna, os ombros estão estabilizados por outros músculos, e nem sequer precisamos pensar no que está acontecendo, pois o corpo simplesmente sabe o que deve fazer. Desde que nascemos recebemos estímulos de todo o ambiente para nos adaptar e modular todas as ações que fazemos. Quando ensinamos o nosso corpo a realizar determinado movimento, há um registro de memória....assim como andar de bicicleta. Não é por acaso então que desde criança somos incentivados a fazer atividade física regularmente. Imagine a quantidade de registros que fazemos em nosso corpo depois de cada atividade, a quantidade de informações que seu corpo pode usar em diversas circunstâncias e sem contar a prevenção de muitas lesões à partir dos registros de movimento já criados. Exercitar o nosso corpo é muito mais que recomendação de saúde, estética e qualidade de vida....reflete na nossa sobrevivência.
April 18, 2018
PROBLEMAS NO OMBRO?
A articulação do ombro depende de muitos músculos para ter uma boa e harmoniosa movimentação. Músculos devem funcionar em angulações específicas para cada movimento, e se eles não funcionarem como devem....o que acontece??? Uma reação de proteção para a articulação não machucar...porém essa reação gera problemas futuros, pois os músculos tensionam para proteger, e se não voltam ao estado de normalidade, o movimento do ombro se altera. Às vezes seu ombro dói cada vez em um lugar....às vezes tem somente uma limitação de movimento, e às vezes dói sempre em qualquer movimento. Precisamos lembrar que existe uma relação importante dos músculos do pescoço com o ombro, e uma articulação acaba alterando o funcionamento da outra, por isso muitas vezes sua dor “anda”. Outro fato importante é a relação do ombro com o tórax. É comum que pessoas que têm ou tiveram problemas respiratórios importantes (asma e bronquite por exemplo), tenham as costelas com menos movimento, ou mesmo o biótipo postural promove um tórax mais rígido, e o nosso ombro depende dos movimentos das costelas e do tórax como um todo para o bom funcionamento, do contrário, pode haver limitação no movimento. Se esses padrões te tensão e desequilíbrio durarem muito tempo, você pode desenvolver inflamações, degenerações e até rupturas de tendões. No fim das contas o ombro acaba sendo vítima de muitas condições de desequilíbrio, e o mais importante é que ele esteja sempre livre de tensões e com os músculos fortes e estabilizados!!!
April 11, 2018
DOR NO PESCOÇO? POR QUE?
Quantas vezes você já terminou o dia achando que sua cabeça iria cair do pescoço tendo a sensação de que os músculos não iriam mais sustentá-la de tanta dor e cansaço?? Esses músculos têm função de Movimentar e Sustentar nosso pescoço, mas além disso eles têm ligação com os músculos da mastigação. Nesse caso, se você está com alterações na sua mandíbula, ou dificuldade para engolir, os músculos do pescoço entrarão em ação para te ajudar e ficarão sobrecarregados e cheios de tensão. Nosso pescoço também tem relação com o nosso campo visual. Os músculos dos nossos olhos devem funcionar muito bem para movimentar os olhos em todos os sentidos, e se eles não realizam a função correta, teremos que mexer mais o pescoço para podermos enxergar o que está ao redor de nós. Além disso os músculos do pescoço, respondem aos estados de stress emocional aumentando mais ainda as tensões nessa região, e quando você deveria ter uma maravilhosa noite de sono para se recuperar de tudo isso, o seu travesseiro e posição para dormir não ajudam e mais uma vez você acumula tensões no pescoço. Você percebeu que muitas podem ser as causas da sua dor e existem tratamentos de fisioterapia e osteopatia específicos que você pode procurar para resolver esses sintomas...
April 04, 2018
AÍ O MEU PÉ!
O nosso pé recebe toda a informação das sensações que vem do chão. Ele é responsável por captar essa informação e repassar para os nervos que irão dar o comando aos nossos músculos de como eles devem se acomodar, contrair ou relaxar. Quando acontecem alterações no recebimento das informações, processamento ou no comando da ação muscular, os músculos entram em tensão para te proteger até que essa alteração seja corrigida. Imagine só toda essa tensão e você ainda andando, correndo, sentando, levantando....nessas horas é que a DOR aparece para poder te ALERTAR que algo está em desequilíbrio. Muitas vezes a forma como você pisa é que altera o recebimento da informação, ou o nervo que sai lá da sua coluna e passa pela perna toda até chegar no pé é que está comprimido e dá o comando errado para o músculo, ou ainda alterações nos seus órgãos do abdômen que podem impedir o bom fluxo de sangue para as pernas alterando todo o funcionamento dos nervos e músculos. Portanto uma dor no pé é só a pontinha do iceberg, e existem ótimos tratamentos com a osteopatia e fisioterapia que auxiliam seu corpo para a CURA.
March 28, 2018
ENSINAR OS MÚSCULOS!
Tenho falado um pouco da importância que é deixar os músculos do corpo mais fortes, tudo isso para que tenhamos boa sustentação. Nosso músculo é uma estrutura forte e elástica...FORTE para nos sustentar e ELÁSTICA para ajudar nos movimentos. Cada vez que movimentamos os músculos, ele aprende a executar aquele movimento, e quanto mais vezes movimentarmos da mesma forma, mais fácil ficará o movimento. Se dermos um peso para o músculo, no início ficará difícil, e quanto mais peso damos, o músculo se acostuma e o movimento ficará mais fácil. No fim das contas tudo que temos que fazer é ENSINAR como os nossos músculos devem funcionar. Um jogador de futebol “ensina” os seus músculos de forma diferente que um atleta e natação por exemplo. Toda vez que deixamos de “ensinar” os músculos a funcionar, o corpo entende que aquela não é uma necessidade física, e logo começa a perder sua performance. Aí é que começam os problemas. Deveríamos exercitar nossos músculos de forma repetida todos os dias. Nós comemos, escovamos os dentes, trocamos de roupa, dormimos... exercício que é bom??? NADA...não é por ter uma vida fitness simplesmente....é porque SEUS MÚSCULOS PRECISAM FUNCIONAR BEM POR UMA VIDA TODA...e se eles são os responsáveis por te sustentar e te movimentar, se você não os exercita, os ossos entram em ação e começam a fazer um trabalho que não são deles....aí a cartilagem começa a ir embora...os desgastes aparecem, e muitas vezes as dores que você pode sentir não são pelo desgaste propriamente dito, mas sim, pela fraqueza dos músculos. Lembre-se... A REPETIÇÃO FAZ O APRENDIZADO. Comece a fazer poucos exercícios, porém várias vezes e todos os dias...Você verá como as sensações de fraqueza, dores e insegurança para determinados movimentos podem ser TRANSFORMADAS no seu corpo!!!
March 23, 2018
QUANDO O JOELHO DÓI...POR QUÊ?? COMO MELHORAR??
O seu joelho é uma articulação que está bem no meio do seu quadril e do seu pé. Imagine que ele absorve as cargas que vem de tudo que está acima dele e absorve o impacto do seu pé...logo...ele tem bastante esforço para te manter se movimentando com boa sustentação. O corpo então precisa criar uma estratégia para aguentar essa pressão toda. O que ele faz?? Aumenta as tensões dos músculos da sua perna inteira. PORÉMMM....a articulação do joelho é parecida com uma dobradiça de uma porta, que quando está com os parafusos muito apertados, ou enferrujada, começa a emperrar. As tensões dos músculos deixam o nosso joelho mais apertadinho, e essa articulação, assim como a dobradiça começa a emperrar também. As causas podem ser inúmeras como a pisada do pé não adequada, o peso do corpo em excesso, a má circulação do sangue e a própria fraqueza dos músculos quando não se faz exercícios. Existem também as causas traumáticas, as causadas pelo esporte e até as desordens dos órgãos internos. Fato é que tudo isso gera um desequilíbrio muscular e o TRATAMENTO para ALIVIAR e CURAR as dores no joelho é SIMPLES. É preciso cuidar dos seus músculos...COMOOO?? Primeiro aliviando as tensões desses músculos para deixar a articulação emperrando menos....você pode fazer massagens na perna toda, banhos de imersão em água quente e até alguns alongamentos podem ajudar. Depois que a articulação estiver mais “solta” é preciso dar a ela uma sustentação. ADIVINHA.....DEIXAR SEUS MÚSCULOS FORTES através de exercícios direcionais por profissionais capacitados. Mas na sua casa você pode subir e descer escadas, andar na ponta dos pés, sentar e levantar de uma cadeira algumas vezes. O OBJETIVO é deixar essa ARTICULAÇÃO FORTE para sustentar e movimentar o seu corpo e LIVRE DAS TENSÕES que podem emperrar o movimento do seu joelho!!!
Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...
March 14, 2018
NÃO TRATE SUA DOR NAS COSTAS!
Como assimmm??? É isso mesmo que você leu...você fica aí querendo tratar a dor nas costas enquanto o real problema que causa a sua dor está oculto em algum outro lugar do seu corpo.
Algumas coisas que a maioria já sabe que gera dor nas costas é movimentação excessiva da coluna, a "má postura" ou a fraqueza dos músculos da região. Vou te acrescentar mais algumas....seu intestino que não funciona bem, mal posicionamento do seu quadril, alterações nos ossos do seu crânio, problemas respiratórios, alterações da pisada do pé, e por aí vai....
Nosso corpo está todo interconectado, seu intestino, por exemplo, tem uma ligação com os músculos da sua bacia e quadril, logo, se o intestino não se movimenta bem, os músculos do seu quadril também não irão se movimentar adequadamente e dessa forma sua lombar terá que trabalhar dobrado para compensar esse desequilíbrio. Nesse caso então teríamos que tratar o intestino e assim o corpo voltará ao equilíbrio.
Por isso que é muito importante ter em mente que a dor que você sente é a manifestação de algo que não está funcionando bem, e se tudo voltar a funcionar em harmonia, a dor não será mais um problema...
Para cada tipo de causa de dor existe um tratamento específico e por isso é importante uma boa avaliação e um tratamento integrado. Se tiver dúvidas entre em contato!!
Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...
March 07, 2018
DOR NA ATM
ATM – Articulação Têmporo Mandibular. Essa é a articulação que conecta a mandíbula com o osso do crânio e ela serve para abrir e fechar a boca. E quantas pessoas hoje estão sofrendo daquele famoso bruxismo ou o aperto dentário; nada mais é do que uma tensão desorganizada dos músculos da mastigação.
Essa parte do corpo, além de alterações biomecânicas e posturais, responde muito forte ao nosso estado emocional e ao stress, principalmente pela noite, e ao acordarmos pela manhã, sentimos dores de cabeça, dores no rosto e pescoço, e ainda enxaqueca...sem contar a dificuldade que ocorre muitas vezes para abrir a boca devido à tensão ou estalos.
Já existem excelentes tratamentos odontológicos, psicoemocionais, energéticas e posturais que ajudam nesses casos de alterações da ATM, mas também devemos lembrar que o corpo se adapta aos estímulos que recebe do meio externo e muitas vezes cria adaptações que só são possíveis ser corrigidas com intervenção de técnicas manuais.
Por isso saiba que é possível aliviar muito essas tensões através das técnicas de OSTEOPATIA e FISIOTERAPIA. É possível liberar os nervos que comandam essa articulação, mobilizar os músculos que promovem o movimento dela, reeducar os movimentos de sua boca e assim todos os outros sintomas podem diminuir ou cessar.
Para tirar suas dúvidas entre em contato que de alguma forma eu poderei te ajudar.
February 28, 2018
SUA DOR NÃO É SEU INIMIGO!!!
Todos os dias ouvimos alguém falar que está com dor em algum lugar do corpo! Pessoas que tomam muitos remédios e fazem muitos tratamentos, mas persistem com suas queixas. Sabemos também que não existe nenhuma mágica, mas eu acredito que o corpo é passível de transformação.
A dor é manifestada por uma série de informações que correm do nosso cérebro para o nosso corpo e vice/versa. Toda vez que identificamos, mesmo que inconscientemente, qualquer tipo de “perigo”, ativamos um gatilho de ALERTA, que gera uma série de transformações. Por exemplo, se você tomar um choque na mão, muito rapidamente você tira a sua mão daquele risco sem ao menos pensar no que fez, e na sequência sente sua mão latejar.
Seu corpo é capaz de te proteger de toda e qualquer situação de perigo, mas para isso ele faz ajustes importantes, e produz reações químicas exageradas que devem voltar ao normal após o perigo ter passado, porém muitas vezes isso não acontece e então o corpo entra em um desequilíbrio vicioso que acaba gerando a famosssaaa DOR!!!
Se você tiver qualquer tipo de dor, não fique assustado, o importante é entender de onde ela vem. A causa pode ser por desequilíbrios dos osso, músculos, nervos, vísceras, alterações do crânio, alimentação inadequada, alterações emocionais, stress, etc...e o nosso corpo tem uma habilidade imennnssaaa de se adaptar para que você possa continuar fazendo suas atividades diárias....porém quando o corpo perde essa habilidade, a dor se torna presente.
Aí você me fala...mas eu tomo remédio, e minha dor não passa. Claro...seus músculos estão contraídos te protegendo, os vasos sanguíneos estão mais apertadinhos e se nem o sangue consegue chegar ao lugar comprometido para levar os nutrientes necessários para cura, muito menos o remédio que está diluído no sangue.
Por isso é importante que você saiba que manter uma rotina de atividade física, boa alimentação, bom sono e emoções equilibradas, são essenciais para o seu corpo retomar o equilíbrio. Também é importante o auxílio de bons profissionais que possam realizar uma avaliação específica e um bom tratamento de forma integrada para que gere equilíbrio e auto cura para o corpo.
Qualquer dúvida entre em contato!!
◄
1 / 1
►